Enem, CPA, EJA, Escola… Como funciona isso tudo junto?

É possível usar notas de EJA, Enem, Ensino Regular e Cpa para obter o certificado de Ensino Médio? Como funciona?

Resposta da Secretaria Estadual de Educação: O candidato que foi reprovado em disciplinas no 1o, 2o ou no 3o ano, do ensino médio ou do ensino fundamental, poderá fazer a(s) prova(s) da(s) disciplina(s) reprovada(s) com todo o conteúdo estabelecido pela CPA para regularizar a vida escolar.Neste caso, o certificado será emitido pela CPA.

O participante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) interessado em obter certificado de conclusão do Ensino Médio deverá:

  1. Possuir 18 (dezoito) anos completos até a data de realização da primeira prova do ENEM, atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento e atingir o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na redação;
  2. Preferencialmente, ter solicitado a certificação pelo Enem no ato da inscrição no Exame.
27 pensamentos sobre “Enem, CPA, EJA, Escola… Como funciona isso tudo junto?

    • Prezada equipe, muito boa noite!
      Se no ato da inscrição eu não optei pelo certificado de conclusão do ensino médio, me impede de tirar o certificado pelo CPA com a nota do enem?
      Agradeço desde já.

  1. Gente tirei uma boa nota que dar para eliminar as matérias do cpa, porém houve um erro e não está marcado como Cloncluir ensino médio (esta marcado que já conclui em 2015).
    Será que eles aceitam essas minhas notas para eliminação das matérias e assim elegrar meu certificado?

  2. Pra mim concluir o CPA ensino médio só falta uma prova de matemática minha nota no enem foi 608.9 em matemática e suas tecnologias eu posso me livrar dessa matéria com essa nota que eu obtive como eu faço isso?

  3. olá, qual a diferença entre CPA, CEEJA e NEEJA? se eu tenho aprovaçao em somente 2 areas do conhecimento no enem, em qual desses 3 devo ir para concluir oq faltou???

    • Pode sim. Entre no site do CPA online, no inicio do mês e faça o agendamento. Quando for se inscrever, imprima o resultado do enem junto com o resto da documentação solicitada.

  4. ola boa tarde. .. . ja fiz algumas provas de cpa . . e tb enem . . .as notas do enem acumulam de ano a outro .. ? ? ? ex > na edicao 2010 minha unica nota abaixo da pedida foi matematica 350 .. nas demais tudo acima de 400 e redacao 585 ! ja na edicao 2011 eu alcancei em matematica 480 ! eu teria o direito do certificado .. . uma vez q na edicao 2010 gracas a matematica eu n tive .. ??? aguardando retorno !!

  5. olá, quando será postado o calendário do CPA 2016?
    há algum questionário onde o aluno possa treinar para a prova de matemática do CPA?
    obrigada!!!

  6. Tirei nota baixa somente em matemática…poderia aproveitar os 500 pontos da redação e das outras matérias…refazendo apenas uma prova de matematica no eja para conseguir meu certificado do ensino medio?
    Acho um desperdício de notas boas…

    • Prezada equipe, bom dia!
      Minha filha tem 18 anos e submeteu ao ENEM / 2016, para conclusão do Ensino Médio, obtendo as as seguintes Médias, nas Áreas de: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Nota: 526.1.
      Ciências da Natureza e suas tecnologias: Nota: 391.
      Ciências Humanas e suas Tecnologias: Nota: 521.5.
      Matemática e suas Tecnologias: Nota: 467.8.
      Redação: Nota: 540.0.
      Mediante o exposto, ela terá possibilidade de concluir o Ensino Médio, uma vez que ela alcançou acima da Média nas outras áreas, inclusive na redação?
      Não seria justo, a soma dessas áreas, haja vista que a carência / ausência de profissionais Habilitados na Área de Ciências da Natureza, nas Escolas Públicas é sempre uma constância? O aluno não poderá pagar por isso. Concorda?
      Abraços,
      Ady Martins de Carvalho ( Mãe)

    • Laudicea, boa tarde! você poderá fazer via CPA ou CEEJA, somente a disciplina de Matemática, sendo aprovada, você concluirá o Ensino Médio. Precisa do Documento do ENEM comprovando suas notas nas demais Áreas de Conhecimento e procurar a Secretaria Estadual de Educação ou a Diretoria Estadual de Ensino da sua cidade ou região, com o documento impresso e CPF e as mesmas lhe orientarão sobre o procedimento. Você pode e deve. É LEI.
      Qualquer dúvida, entre em contato.
      Abraços,
      Ady Martins de Carvalho

      • Olá Cleiton!
        Sim, você irá imprimir o resultado do ENEM / 2015, onde consta as áreas de conhecimento e a redação com as notas e em seguida procure a Secretaria Estadual de Educação ou as Diretorias Estaduais de Ensino da sua região, para maiores esclarecimentos.
        Qual o seu estado?
        Qualquer dúvida, entre em contato.
        Abraços,
        Ady Carvalho

  7. Gostaria de saber como faço para receber a certificação do ensino fundamental feito pelo ENCCEA, fiz a prova e passei em 2013 mas nem a Direc da minha cidade sabe informar.
    também fiz o enem e consegui passar em 3 matérias posso fazer as outras através do CPA para concluir o médio, e receber o meu certificado. o problema é que a cidade mais próxima onde tem o CPA fica a 8 horas de viagem.

Gostou dessa informação? Está com alguma dúvida? Deixe sua mensagem. Faremos o possível para responder seu comentário o mais breve possível, por isso, não esqueça de voltar para conferir sua resposta.

