Onde eu acho os assuntos do Cpa – Supletivo?

Estudar sem orientação é um desafio para muita gente, principalmente para quem está longe das salas de aula há muito tempo.

No Centro de Apoio Pedagógico (CAP), temos profissionais capacitados e material didático prontos para lhe preparar para as provas do Cpa. Tudo isso com horários flexíveis e orientação pedagógica. Se está procurando por curso preparatório para Cpa, entre em contato.

Se você quer prestar as provas do Cpa – Supletivo e não sabe por onde começar, uma boa opção é dar uma olhada nos assuntos e no conteúdo que será cobrado nas provas. Então, vamos lá, clique na disciplina que deseja e baixe o conteúdo a ser estudado.

Conteúdo/Assuntos do Cpa

Ensino Médio:

Sociologia

Filosofia

Química

Matemática

Língua Portuguesa

História

Geografia

Francês

Física

Espanhol

Biologia

Ensino Fundamental:

Ciências

Português

Matemática

Inglês

História

Geografia

Francês

++++++++++

Mais  sobre Cpa – Supletivo:

O que é o Cpa (Supletivo)?

Quem pode fazer?

Como são as provas?

Inscrição: como e onde fazer?

Documentos necessários para se inscrever

Quais assuntos caem na prova

Calendário CPA (Supletivo) 2013

Para mais informações , acesse o site oficial !

134 pensamentos sobre “Onde eu acho os assuntos do Cpa – Supletivo?

  1. Olá, caros amigos. vejo que estão com um pouco de dificuldade em se organizar no que diz respeito ao método de CPA. olha só … Sou Alisson Vilaça – diretor e coordenador do curso Êxito em Salvador… e tentando responder a algumas dúvidas:

    o certificado não é emitido em nome de CPA e sim em nome da Escola em que você irá realizar as provas, sendo válido para a realização e aprovação em concursos e verstibulares em qualquer área nacional, já que é uma medida do governo dos estados que visa a celeridade no processo de conclusão do ensino fundamental e médio para os alunos considerados “atrasados” quanto ao grau de instrução.

    a idade mínima é 15 anos para fazer a prova de nível fundamental e 18 para fazer a prova de nível médio.

    as inscrições por agora só em março, mas tem se tornado complicado conseguir Às vagas, por isso muitas pessoas recorrem a instituições como a nossa , responsável por cadastrar, marcar, agendar e encaminhar o aluno à prova independente do município onde esteja, sendo que fornecemos ainda o material de suporte para os estudos.

    maiores informações sobre este nosso preparatório a distância entre em contato pelos whats ( 98102-3151 / 9987937207)

    espero ter colaborado com vocês.

  2. Quando começa o exame em 2017?
    eu fiz a inscrição para o agendamento, mas ta informando que ja foi encerrado, e pede para que eu aguarde o novo período, preciso saber quando começa, e se essas apostilas que esta na pagina para baixar vai servir para essa nova fase?

  3. Ola, gente me tire uma duvida caso eu consiga o certificado pelo cpa em 2017 e Eu fizer o ENEM em 2017 e consiga uma vaga na universidade quer dizer que nao vou poder entrar porque o certificado é do CPA?

  4. olá, boa noite. Gostaria de saber se os assuntos do ano de 2013 são os mesmos para o de 2016?? Também queria saber se os assuntos são os mesmos para cada série.. exemplo: ensino fundamental tem 5ª, 6ª, 7ª e 8ª. no meu caso vou estudar só para a 7ª e 8ª, por acaso eu vou estudar os mesmos assuntos dos dois anos ??

  5. Boa Tarde, tenho a sétima série concluída, para fazer a prova cpa posso solicitar somente assuntos especificos da oitava série? Ou existe prova especifica para esta serie?

  6. Eu gostaria de tirar uma dúvida eu fiz o Enem mais não conseguir 450 em duas matérias para concluir o ensino médio , eu posso fazer o CPA usando as notas do enem ou posso usar de uma outra forma a nota do enem ?

  7. eu Fiz o Enem tirei mais de 450 ponto em Ciências Humanas e suas Tecnologias,Ciências da Natureza e suas Tecnologias,,Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Isso AJuda A Retirar As Materias Por Favor Fala Ai

  8. Olá gostaria muito saber se posso mudar de escola para realizar minhas provas? me mudei e está sendo muito difícil viajar toda vez que tenho que fazer as provas

  9. Pingback: Inscrição no Cpa – Supletivo: como e onde fazer? | Ficou mais fácil estudar

  10. Pingback: Saíram as datas do Cpa – Supletivo 2012 ! | Ficou mais fácil estudar

  11. Pingback: Calendário Cpa-Supletivo 2013 | Ficou mais fácil estudar

  12. Olá. Fiz o enem em 2013 e apenas não obtive nota suficiente para conclusão do ensino médio em matemática e suas tecnologias. No CPA, as outras notas (que foram acima de 450) são válidas? Posso fazer apenas a pendência em matemática e suas tecnologias?

  13. Bom Dia Gostaria de saber qual os assuntos de inglês do ensino médio..
    No site só tem o conteúdo de francês pro ensino medio…
    E inglês só tem no fundamental

  14. boa tarde eu queria que voces me tirasse uma duvida ,eu parei na 7 e 8 ,e tenho 18 anos caso eu quera fazer o cpa eu vou direto pro insino medio ou fundamental?? e outra duvida pra me escrever precisa do historico escolar….e pra estudar os assuntos das provas eu so posso estudar em casa ou tem revisao na sala de aula..obrigado

  15. Eu estou cursando o 2 ano do ensino médio gostaria de saber se eu posso fazer as provas para concluir o 2 e 3 ano , porque já estou atrasada e preciso concluir ?

  16. Conclui o CPA 2º grau, mas em paralelo estou cursando o 3º ano do ensino medio em uma escola particular. Isso pode acontecer ou é errado?
    Heloisa

  17. Amigo estou fazendo as provas do supletivo parei no 2 ano do ensino médio por motivos pessoais mais as provas não caem os mesmos assuntos que estão no site isso me desanimou muito eu estava no pique estudei tudo que estava no calendário de assuntos na hora não caiu nada que estudei, estou muito decepcionado com esse governo. Gostei muito do site esta ajudando muitas pessoas. Abraços.

  18. Boa noite, os respectivos assuntos estão atualizados para o ano de 2013?
    Farei a prova em breve e só tenho tempo para estudar a noite em casa.
    Obrigado por disponibilizar.
    Pela atenção, obrigado.

  19. fiz eja 1 e 2 ano do ensino médio em uma escola ,mudei para outra cidade e la só fiz o 3 ano do ensino médio agora precisei do meu certificado de conclusão do ensino médio e a escola não me deu
    porque alegou que eu tinha que fazer terminalidade que ficou de 4 matérias .porque que a escola me matriculou no 3 ano se eu tinha feito eja antes pode. agora fui prejudicado

  20. minha tia tem 44 anos ficou anos sem estudar mais em 2010 voltou e parou na setima serie o que ela faz para terminar os estudos so pode estudar na escola ou em casa mesmo pra ela em casa seria melhor espero resposta

    • Mateus, essa decisão da sua tia é muito importante. Parabéns para ela! Então, há três possibilidades, ela deve escolher:
      – Estudar em casa sozinha. Depois fazer Cpa em uma das escolas cadastradas. É só ir marcar, depois fazer as provas. Se perder, pode fazer de novo. E pode fazer também o Enem para tirar o Ensino Médio.
      – Estudar pelo programa EJA, é preciso assistir as aulas, fazer provas, como em uma turma normal.
      – Procurar ajuda com os estudos com professores especializados. No CAP, por exemplo, as aulas são individualizadas de acordo com o tempo e a necessidade do estudante. Depois fazer as provas do Cpa ou Enem.

  21. Fiquei em dependência de redação, fiz minha inscrição para fazer a prova. Só que quando fui procurar o assunto para estudar, só achei de português. Devo estudar português então?

    • Então, Lucas. Pelo regulamento a UFBA não aceita Cpa para cotas. Até onde pesquisei, alguns estudantes conseguiram esse direito na Justiça, mas, de qualquer forma, quem quiser tentar, terá que entrar com um processo para garantir esse direito. Espero que tenha conseguido explicar. De qualquer forma, o melhor é tentar contato direto com a UFBA para esclarecer isso.

      Obrigado pela matéria.

  22. “UFBa , por exemplo, não aceita cotas pelo Cpa” – Isso quer dizer que alunos que concluíram,mesmo que uma matéria, pelo cpa não podem ingressar na federal?

  23. Olá
    Eu acabei de passar na UFBA mas ao pedir o histórico descobri que estou em dependência de física do primeiro ano e matemática do segundo ano, logo não poderei me matricular. Os assuntos que cairão na prova são todos do ensino médio ou somente aqueles do ano em que reprovei?

  24. Bom dia!
    Gostaria de saber um pouco sobre esse curso preparatório. Como faço pra me inscrever, Fiz o 3º do ensino médio em 2012 fiquei em pendência em matemática e gostaria fazer esse curso preparatório para o CPA.

  25. Gostaria de saber se Espanhol e Francês é opcional ou obrigatório, e se caso for obrigatório, tenho que fazer as duas matérias ou escolho qual fazer? E Inglês não vai ter pro Ensino Médio não?

  26. Boa Noite!
    eu fiquei em 2 dependências tenho que fazer Cpa
    mais tenho uma duvida:
    vou ter que fazer todas as matérias ou só as pendentes?
    obrigada!.

Gostou dessa informação? Está com alguma dúvida? Deixe sua mensagem. Faremos o possível para responder seu comentário o mais breve possível, por isso, não esqueça de voltar para conferir sua resposta.

