O que é o Cpa – Supletivo e quem pode fazer?

O que é Cpa?

É o exame oficial na Bahia para recuperar anos de estudo perdidos. Quem precisa concluir o ensino fundamental ou o ensino médio pode fazer as provas do Cpa e , se aprovado, conseguir o diploma. A inscrição é gratuita.

Prepare-se para as provas!Quem pode fazer Cpa?

Qualquer pessoa com mais de 15 anos pode fazer o Cpa para o ensino fundamental.

E qualquer pessoa com mais de 18 anos* pode fazer o Cpa para o ensino médio.

* Menores de 18 anos, mesmo que emancipados, não podem fazer Cpa para ensino médio.

++++++++++

Mais  sobre Cpa – Supletivo:

O que é o Cpa (Supletivo)?

Quem pode fazer?

Como são as provas?

Inscrição: como e onde fazer?

Documentos necessários para se inscrever

Calendário CPA (Supletivo) 2013

Para mais informações , acesse o site oficial !

130 comentários sobre “O que é o Cpa – Supletivo e quem pode fazer?

  1. eu gostaria de saber, se posso usar minhas notas no enem como auxilio na conclusão do ensino médio, precisando somente fazer as provas em quê não obtive a media no enem?

  2. Pingback: Calendário Cpa-Supletivo 2013 | Ficou mais fácil estudar

  3. Boa tarde,
    Sou do Espirito Santo, à 7 anos estudei em Teixeira de Freitas-BA.
    Quando estudei o ensino médio, fiquei com dependência em uma matéria , 1° ano .Mesmo com essa pendência conseguir terminar o 3° ano. Mais por conta da dependência ,consto como não terminado o ensino médio. Preciso saber o que devo fazer. Preciso fazer uma faculdade.

  4. Boa tarde,
    Terminei os estudos es 2006 e fiquei com dependência no 1° ano do ensino médio.
    Mais concluir o 3° ano. Mais já faz 7 anos e moro no Espirito Santo. Preciso urgente terminar essa pendência. Pois de desejo fazer faculdade .O que devo fazer?

  5. Oi sou de Candeias- BA, e gostaria de fazer o CPA. Qual cidade mais próxima que há o CPA? E eu parei na 8ª serie por motivos pessoais. São só uma prova para concluir o ensino fundamental? E outra para concluir o ensino médio ? ou como é ?

  6. bom dia ! Deixei de estudar tem 5 anos,parei no 2 ano mais agora tenho que concluir o ensino médio para poder entra em uma faculdade…

  7. Pra quem não tem 18 anos e foi aprovado num vestibular no meio do ano e precisa do certificado de conclusão, não vai poder se matricular na universidade??

    • Joysse, pelo regimento do Cpa, você deve esperar até os 18 anos para concluir o Ensino Médio. Lembre que normalmente as pessoas ingressam na faculdade depois dessa idade, o que ajuda inclusive a ter maturidade para enfrentar essa nova fase da vida. Espero ter ajudado.

      Boa sorte!

  8. Estou um pouco atrasado na escola,quando era mais jovem só queria saber de brincar e namorar,você só tem consequência da besteira que fez quando todo mundo está la na frente.

  9. Boa tarde!
    Sou maior de 18 anos, posso fazer a prova do CPA diretamente para o nível médio ou terei que realizar 1º aprova do fundamental.

  10. Eu perdi em matematica pelo enem 2012 e ja fiz a prova do cpa em fevereiro pra tirar o Ensino medio no ROBERTO SANTOS , só que o resultado só vai sair em abril , porque ? me disseram que eram 15 dias no maximo 1 mes pra mim pegar o certificado e eu preciso entrar na faculdade . obrigado

  11. eu sou de ilheus,aqui umas prof disse que posso começar o supletivo agora com 17 anos ,mais para antes de terminar tenho que ter 18.eu posso escolher quantas provas fazer no mes? dizem que são 5 meses para terminar!.

  12. Fiz o cpa com as notas do ENEM , somente matematica na qual perdi , no meu caso se eu passar , eu pego o resultado juntamente com o certificado do ensino médio ?

  13. Após realizar a minha inscrição , não levei minha outra ficha de inscrição pra casa , no dia da prova eu posso apresentar a minha identidade somente ? pois ja estou inscrito ! Obrigado .

  14. óla,boa noite qual os documentos nessesário para iscrição,e qual a duração do curso p/quem parou no terceiro ano do segundo grau no ano de 2000?obrigado

  15. Olá, gostaria de saber se pra fazer a inscrição temos que ir no local onde será realizada a prova, ou seja no colégio que irei fazer a prova, ou tem um lugar especifico para inscrições.
    e se eu passar nas 6 provas que pretendo fazer no mês de Fevereiro e Março, em abril já posso me matricular em algum colégio para cursar o 1º ano ?

    OBRIGADA !

  16. Boa tarde, Gostaria de saber, se o aluno que ficou na dependência de uma materia do 2° ano do ensino médio, e concluiu o 3°, vou ter que fazer a prova com todas as materias, ou só de matemática? Grata, obrigada!

  17. boa tarde eu curso o 3 ano do ensino medio, mais acho que vou perder por conta de duas materias fisica e matematica, se eu fizer o CPA eu faço a prova so das que eu perdi ou de todas as materias ?

  18. Oi boa noite!

    Meu nome éh Rômulo Tenho 17 anos to na 7ª serie

    Posso fazer a CPA em 2013 e quando terminar posso estudar em 2013 o 1 ano?

    Quando Começa as escrições para o cpa? obg

  19. Ola tenho 18 anos esto cursando o 3 ano ensino medio,mas infelismente tudo indica que irei perder.quero saber se posso fazer supletivo so do 3 ano e se posso usar o enem 2011 para elimina materias q ja passei ou seja quase todas, o perdi em uma? Alem disso tambem quando começam as incriçoes para 2013 e no meu caso quanto tempo demora para concluir…grato!

  20. Gostaria de fazer CPA tenho 18 anos e curso o 3°Ano, ja passei em 2 vestibulares mais não tenho certeza se vou passar de cara, porem tenho passagem comprada pro dia 8 de dezembro gostaria de saber se ha tempo suficiente para pegar o meu diploma?

  21. Boa noite !

    Meu nome é Paulo Víctor Calazans, gostaria de saber algumas informações em relação ao CPA :

    Tenho 16 anos, estou na 8º serie, tenho 2 (dois) anos de atraso e gostaria de recuperar esse tempo que foi perdido.

    Moro na Bahia , em Feira de Santana…

    Onde posso fazer?

    Quando posso fazer?

    Em quanto tempo ?

  22. Oi, eu sou Gabriel, e gostaria de saber, eu tenho 15 anos e saí da 8ª série. Se eu fizer as provas do nível fundamental. Eu posso continuar em qualquer escola na 1º ano?

  23. Òla meu nome e vanessa tenho 22 anos estou no segundo ano faz 2 anos que tive que parar de estudar por motivos pessoais se eu fizer o cpa tiro o certificado de conclusâo e esse ano ainda da para eu me escrever beijo…

  24. olá queria saber ser poderia estuda no meu colégio em quando faço o CPA por encargo de consciência pois não sei ser irei passa de cara.E eu fazendo o CPA atrapalharia em fazer um faculdade ou qualquer outra coisa.onde posso conseguir os assunto do ensino médio ? agradeço

  25. Olá, tenho 17 anos, estou cursando o 1ºano no colegial
    Perdi 2 anos… estou atrasado
    Se minha mãe assinar um termo, eu não posso fazer o CPA do ensino médio ?

    • Se você for aprovado em todas as matérias de primeira, sim, Jeferson. Desse jeito, como são seis matérias no ensino fundamental, você pode concluir os exames em no mínimo dois meses. E como são dez matérias no ensino médio, você pode concluir os exames em no mínimo três meses.

  26. Estou com 17 anos e passei no vestibular, ainda curso o terceiro ano, porém eu completo meus 18 anos no dia 16 de agosto, mais eu preciso fazer CPA provavelmente para o dia 13 ou 14 de agosto (segunda chamada da UEFS, estou por 4 vagas), será que posso fazer ou apenas no dia 16 em diante?

  27. Tenho 17 anos e sou atrazada,era p mim termina o ensino médio agora esse ano..eu tava querendo fazer o CPA..sera que posso ? minha mãe sendo responsavel por eu ta fazendo..

      • Entao posso fazer cpa ? é pq eu to mudando de Ipatinga para Feira de Santana,e to com medo de nao acompanhar os estudos daí..eu to fazendo 2°.. !

      • Nem particular eu posso fazer nao ? porque aqi em Minas tem curso* que pagando pode fazer sim

        *Esse comentário foi editado por responsabilidade jurídica, o nome do curso citado foi ocultado.

      • Bruna, as informações publicadas nesse blog são sobre o Cpa – avaliação oficial do Estado da Bahia para recuperação de estudo. Existem outras possibilidades em outros estados e também pelo governo federal. Mas é importante você checar a credibilidade do curso que oferece diplomas de ensino médio e fundamental para não ter problemas depois com falsificações e outras irregularidades.

        Obrigado pela participação.

  28. sou de mata de são joão e gostaria de fazer o cpa,como faço?já concluir o ensino fundamental só falta o médio,me dê passo a passo como devo proceder.desde já obrigado.

    • Maria,

      Primeiro passo é procurar uma escola que faça o Cpa mais perto de você. Em Mata de São João ainda não há nenhuma, mas você pode escolher um município próximo. Veja a lista das escolas aqui.

      Você fará as provas das disciplinas do ensino médio e pronto, se for aprovada, já terá o diploma de ensino médio.

      Qualquer dúvida, procure a gente e boa sorte!

    • Não, Jéssica. Somente pessoas com 15 anos completos podem fazer o Cpa – Supletivo para o ensino fundamental. Mas você pode entrar em contato com a escola onde deseja fazer as provas e se informar mais. Contatos das escolas:
      Até lá, você pode aproveitar para revisar os assuntos.

      Boa sorte!

    • Ana,

      O Cpa é um sistema que oferece apenas as provas para você ser avaliada e conseguir o diploma. Agora, se você está há muito tempo sem estudar talvez seja bom fazer uma boa revisão.

      Nesse caso você pode procurar o CAP e buscar informações sobre o pacote de estudos para o Cpa uma vez por semana.

      Boa sorte!

  29. bom dia me chamo jackson gostaria de saber estou cursando a 8 serie tenho 19 anos eu poderia fazer o CPA em feira de santana ou ñ por causa da minha idade e serié! se eu poder fazer como me escrevo para comecar a fazer esse ano ainda

  30. MEU FILHO PASSOU NO VESTIBULAR, MAS ESTA COM 17 ANOS E NÃO CONCLUIU O ENSINO MÉDIO, ESTA NO 3 ANO…ASSIM PODEREI ENTAR COM UMA LIMINAR PARA REALIZAR O CPA??

Gostou dessa informação? Está com alguma dúvida? Deixe sua mensagem. Faremos o possível para responder seu comentário o mais breve possível, por isso, não esqueça de voltar para conferir sua resposta.

